Brasília conta com delegacia de repressão a crimes contra animais
Brasília conta com uma Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais, a primeira do país com estrutura física e de pessoal dedicados exclusivamente ao tema. A unidade especializada da capital federal nasce com o objetivo de garantir os direitos dos animais, combater os crimes contra eles e investigar mais detalhadamente as ocorrências de maus-tratos, crueldade, negligência e abandono de animais domésticos e de rua, como cães e gatos, além de animais silvestres.
A nova delegacia está instalada no Complexo da Polícia Civil – perto do Parque da Cidade e do Sudoeste – e tem uma equipe policial exclusiva, composta por seis servidores, sendo um delegado, um escrivão e quatro agentes. A previsão é aumentar o quadro para 11 servidores.
Segundo o advogado Renato Araújo: “Cada vez mais, a sociedade reconhece a importância de se pensar em alternativas para minimizar a dor e o sofrimento dos animais. No Brasil, existem leis e políticas públicas voltadas para os direitos dos animais, considerando crime os maus-tratos a qualquer espécie. No entanto, ainda é preciso avançar no aperfeiçoamento de leis para que os crimes contra a fauna sejam considerados sérios, especialmente o crime de tráfico de animais silvestres”.
Protetores dos animais
Entidades protetoras dos animais, que reclamavam da falta de punição dos agressores, veem com otimismo a implantação da delegacia para combater os crimes contra animais.
Maus tratos contra cães e gatos
Serviço
Para denunciar e ajudar no combate a crimes contra animais no Distrito Federal, as pessoas podem entrar em contato com a Polícia Civil com o maior número possível de informações, por meio digital, no Denúncia On line, por telefone, para o número 197, ou enviar mensagens de texto e fotos por WhatsApp (61) 98626-1197 e e-mail. Não é necessário que o denunciante se identifique.