| Participação Record TV | PMDF aguarda regras para usar câmeras corporais |

A pasta informou que o atraso se deve a mudanças internas, mas publicação pode ocorrer nos próximos dias

A Polícia Militar do Distrito Federal aguarda regras para usar câmeras corporais em abordagens. O objetivo das bodycams, é garantir a segurança, avaliar a abordagem policial, produzir provas e padronizar os procedimentos da PM. As câmeras corporais ficam acopladas ao uniforme dos militares.

A licitação para a compra das câmeras já está pronta, mas a PM está aguardando a publicação do Ministério da Justiça e da Segurança Pública com as diretrizes sobre a compra e o uso dos equipamentos. A pasta informou que o atraso se deve a mudanças internas, mas que publicação pode ocorrer nos próximos dias.

O advogado Dr. Renato Araújo paticipou do programa Cidade Alerta da Record TV e mencionou que vários países adotam as câmeras para todos os policiais que trabalham em contato com o público. As câmeras constituem medida tecnológica. Entre as vantagens das câmeras corporais está a proteção dos próprios policiais e a utilização das imagens  como evidência.

Atualmente todo mundo tem celular e em qualquer situação as pessoas começaram a filmar as ações policiais, pois geralmente elas acontecem em vias públicas. Por isso, o equipamento da corporação gravando em tempo real – pode servir como contraponto à possíveis recortes e edições maliciosas de conteúdo.

Em âmbito nacional o Conselho de Política Criminal e Penitenciaria, vinculado ao Ministério da Justiça , recomenda o uso das câmeras corporais nas fardas, considerando que as câmeras garantem transparência na atividade policial.

 

Cidade Alerta TV Record: https://noticias.r7.com/brasilia/cidade-alerta-df/videos/policia-militar-do-df-aguarda-regras-para-usar-cameras-corporais-em-abordagens-27032024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *