Casos recentes de latrocínio preocupam moradores do Distrito Federal
Os casos recentes de latrocínio preocupam moradores do Distrito Federal. Forças de segurança ligam o alerta e dão dicas para que moradores evitem ser vítimas do crime. Recentemente um estudante de 16 anos foi vítima de latrocínio em Samambaia.
Segundo advogado Dr. Renato Araújo:
O latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena quando a violência empregada resulta na morte da vítima. A pena para esse tipo de crime é de 20 a 30 anos de reclusão e multa e o latrocínio é classificado como crime hediondo.
Nos crimes hediondos o regime de cumprimento da pena é mais rigoroso, caso o criminoso seja réu primeiro precisa cumprir 2/5 da pena para obter a progressão de regime, caso seja reincidente é necessário o cumprimento de 3/5 da pena.
A Secretaria de Segurança Pública reporta uma queda nos índices de crimes violentos, todavia isso não significa que eles não estão acontecendo.
O cidadão precisa ter cautela e adotar diversas precauções: não andar com objetos de valor a mostra, evitar andar sozinho em ambientes isolados e com pouca iluminação e não reagir. A reação é um comportamento reflexo do ser humano, e as estatísticas nos indicam que muitas vezes o resultado morte decorre do fato da vítima reagir.
Matéria da Record TV: https://noticias.r7.com/brasilia/cidade-alerta-df/videos/casos-recentes-de-latrocinio-preocupam-moradores-de-samambaia-25052023