Dr. Renato Araújo comentou o alerta da embaixada americana
A Embaixada dos Estados Unidos emitiu um alerta pedindo que seus cidadãos evitem certas áreas do Brasil, incluindo o Distrito Federal, por riscos de assaltos e sequestros. Ceilândia foi uma das cidades citadas.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do DF indicaram 2.185 assaltos a pedestres em Ceilândia no ano passado, mas houve uma redução significativa neste ano. Especialistas em segurança criticam o alerta, afirmando que ele não reflete a realidade local.
A Polícia Militar destacou que a criminalidade tem diminuído e que a embaixada não procurou dados oficiais. O advogado Renato Araújo comentou o alerta mencionando que:
Esse alerta americano sobre o Distrito Federal – corresponde a um juízo antecipado e generalizado sobre determinadas regiões, o comunicado representa uma percepção imprecisa e é desprovido de uma análise crítica e fundamentada sobre a realidade das regiões mencionadas Obviamente se trata de uma mensagem mais política do que jurídica, cautelar ou de segurança para os turistas.Quem detém as informações estatísticas sobre os índices de violência do DF é próprio governo do DF, que além de conhecer as regiões administrativas é o responsável pela implementação das políticas públicas voltadas para redução da criminalidade em geral. Como advogado e conversando com outros profissionais e gestores da segurança pública sobre esse comunicado do governo americano – podemos afirmar que o crime de sequestro por exemplo é muito pouco frequente no DF.
A capital federal tem se consolidado como uma das regiões mais seguras do Brasil – e os crimes que eventualmente acontecem aqui não diferentes de outros locais do país e até mesmo dos EUA