As apreensões ocorreram em várias regiões administrativas, como Brazlândia, Taguatinga, São Sebastião, entre outras
A apreensão de armas ilegais vem aumentando no Distrito Federal. Só no final de semana dos dias 6 e 8 de setembro, a PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) apreendeu 25 armas de fogo e mais de 200 munições, em diversas ocorrências.
As apreensões ocorreram em várias regiões administrativas, como Brazlândia, Taguatinga, São Sebastião, entre outras. Em 2023, a PMDF apreendeu mais de 1,7 mil armas de fogo, um aumento significativo em comparação com anos anteriores. Já em 2024, entre os meses de janeiro e agosto, foram apreendidas 1,1 mil armas.
Segundo as autoridades, a intensificação das operações e a maior fiscalização tem contribuído para esses resultados. Já o advogado Renato Araújo explica que a flexibilização nas regras de porte e acesso às armas de fogo no Brasil é um dos fatores que contribuem para o aumento das apreensões.
Segundo Dr. Renato Araújo: o Distrito Federal registou um aumento significativo na apreensão de armas ilegais em relação ao ano passado. O crime organizado se aproveita muito do comércio ilegal de armas fogo – e como consequência isso fortalece na sistemática de outros crimes como trafico de drogas e os crimes violentos. Com o aumento da fiscalização e com a apreensão das armas ilegais automaticamente ocorre a prevenção de vários outros crimes que poderiam ser praticados com essas armas em circulação.
A competência para criação de leis sobre o porte de armas é privativa da União – e Desde 2023 dois Decretos do Presidente da República estabeleceram novas regras para o registro de armas. Agora o cidadão precisa atender requisitos mais rígidos, como idade mínima de 25 anos, comprovar a efetiva necessidade da posse ou do porte da arma de fogo – e a comprovação da capacidade técnica para manuseio da arma, além de avaliação psicológica.
Matéria Record TV: https://noticias.r7.com/brasilia/cidade-alerta-df/video/25-armas-de-fogo-ilegais-e-200-municoes-sao-apreendidas-em-varias-regioes-do-df-09092024/